Texto adaptado do PPP (Projeto Político Pedagógico) da Escola:

Em 1985 ocupava o cargo de direção da Escola Básica Municipal Henrique Veras a professora de matemática, Maria Beatriz Da Ros. Em função de estar vago o cargo de direção fora do período de eleições, foi indicada pela Prefeitura para ocupar o mesmo, por ser efetiva, moradora da comunidade e relacionar-se bem com a mesma. No ano seguinte, a mesma candidatou-se a eleição para reocupar o cargo pela PMF na Escola Básica Henrique Veras e teve como plataforma de campanha, a implantação de um 2o grau na Lagoa e obtenção de um telefone para o mesma. Fazia-se necessário esta implantação, uma vez que, como funcionária desta Unidade Escolar, verificava as dificuldades dos formandos do ensino fundamental em deslocar-se ao centro da cidade para darem continuidade aos seus estudos, apesar de não haver sido feita nenhuma reivindicação comunitária para tanto. Além disto outras comunidades próximas também passavam pelar mesmas dificuldades e poderiam ser atendidas caso tal solução fosse viabilizada, tais como Rio Tavares, Barra da Lagoa, Canto da Lagoa, Costa da Lagoa, Retiro e outras. A possibilidade era usar o prédio da Escola para montar, pelo Estado, o 2o Grau, no período noturno. Os órgãos competentes foram acionados, via processo de criação do Colégio Estadual Henrique Veras, e montou-se um convênio que foi firmado entre Estado e Prefeitura para utilização do prédio, passando a Escola a ser a pioneira na Ilha como conveniada. Eram Prefeito e Governador no período em questão os senhores Edison Andrino de Oliveira e Espiridião Amin Helou Filho, respectivamente. Com o decorrer dos anos, mais escolas se tornaram conveniadas, inclusive algumas nas comunidades já citadas. Ainda assim alguns alunos destas comunidades continuam usufruindo da Escola de Ensino Médio Henrique Veras.

Em 1987 começou a funcionar o 2o Grau, autorizado pela Portaria E/134/87 da SED e Parecer 207/87 do CEE. Em 1994, via processo junto ao Conselho Estadual de Educação, foi montado o Supletivo de 1o Grau, com Avaliação no Processo, aprovado em 12.07.94 pelo Parecer 144/94 e autorizado pela Portaria 304/94 de 11.08.94.

Maria Beatriz Da Ros aposentou-se no ano de 2009, assumindo então Marco Antônio Coutinho de Brito, que permaneceu no cargo até 2019. Em 2018 iniciou-se a reforma da Escola Henrique Veras, pela Prefeitura. E, em 2020, está sendo finalizada a reforma. Durante os períodos matutino e vespertino funciona o Ensino Fundamental, administrado pela Prefeitura Municipal de Florianópolis. E no período noturno funciona o Ensino Médio, administrado pela Secretaria Estadual de Educação de SC. Ambas com o mesmo nome/Patrono Henrique Veras.

Atualmente, o Gestor da Escola de Ensino Médio Henrique Veras é o Professor Bruno J. Severino.