NEPRE


O que é o NEPRE - Núcleo de educação, prevenção, atenção e atendimento às violências na Escola?

É uma política estadual de educação, prevenção, atenção e atendimento às violências na Escola. Existe o NEPRE nos âmbitos: Estadual, Coordenadoria e Escola que atuam de forma integrada e intersetorial (setores de ensino, educação especial, saúde, segurança pública, assistência social, conselhos tutelares, ministério público, etc).

Em outras palavras, dentro das Escolas, o NEPRE é um núcleo, um grupo, formado por representantes de toda a comunidade escolar para prevenir, principalmente, os casos de violência e tudo aquilo que não deve acontecer em um ambiente escolar.

Com mais de trinta anos de atuação, o NEPRE desenvolveu e continua desenvolvendo um grande trabalho de prevenção.

Por comunidade escolar consideramos todos os (as) profissionais da educação. Equipe Gestora, AEs, ATPs, Funcionários(as), Professores(as), Estudantes, Responsáveis Legais dos Estudantes, etc.


Alguns exemplos de situações onde o NEPRE atua:

  1. Prevenção da Violência: Prevenir todo tipo de violência dentro e nas proximidades da escola envolvendo a comunidade escolar. Atenção aos casos de violência envolvendo os membros da comunidade escolar mesmo quando isso acontece fora do âmbito escolar mas que reflete na vida escolar dos envolvidos. Tipos de violência: Incivilidade, Bullying, Cyberbullying, injustiças, indisciplina, desrespeito, intimidação, agressividade, preconceito, vandalismo, assédio, etc.

  2. Ferramenta de Busca ativa: Motivar a participação dos estudantes na vida escolar. Registrar no sistema SerieWeb todas as ações desenvolvidas;

  3. Ferramenta do Apoia: Manter o estudante vinculado à escola; Buscar saber o motivo das faltas e possibilitar a frequência do estudante às aulas e demais atividades desenvolvidas pela escola. Registrar no sistema SerieWeb todas as ações desenvolvidas;

  4. Atendimentos/Escutas: Fazer o acolhimento e compreender as demandas/necessidades dos envolvidos;

  5. Programas de Saúde: PSE, prevenção ao uso de substâncias psicoativas (PROERD, etc, doenças sexualmente transmissíveis e outras, alimentação saudável, práticas corporais.

  6. Políticas de prevenção: NEPRE Online, APOIA, Busca Ativa, PROERD, Programa Saúde nas Escolas (PSE), Nome Social (Orientações), Sexualidade, Gravidez na adolescência, Prevenção à autolesão e ao suicídio, Adolescentes e condutas de risco;

  7. Estudar e Promover os direitos humanos, cultura e paz, estudos do ECA (direitos da criança e do adolescente), conhecer as políticas de prevenção;

  8. Questões que extrapolam as questões pedagógicas (bullying, racismo, abuso moral, abuso sexual, etc);

  9. Manter uma equipe de estudos sobre todos os temas/assuntos citados; Convidar lideranças e/ou especialistas para ajudar a escola neste trabalho; Fomentar a inclusão da temática Violências no PPP e apresentar à toda a comunidade escolar o NEPRE. Articular com outras entidades, como o Grêmio Estudantil, e todos os setores internos e externos.

  10. Lidar com temas transversais e psicopedagógicos;

  11. Registrar no sistema SerieWeb todas as ações desenvolvidas e guardar as informações em locais seguros;


Qualquer membro da comunidade escolar está convidado(a) a denunciar as situações que não são bem vindas no ambiente escolar. A escola fará o atendimento necessário e os devidos registros para que algumas medidas sejam tomadas e os encaminhamentos sejam feitos para o órgão competente.


ATENÇÃO:

  1. Estudantes nas escolas com 100% PRESENCIAL: Estudantes que possuírem 5 faltas consecutivas e/ou 7 faltas mensais serão acompanhados pelo NEPRE (Sistema Apoia).

  2. Estudantes nas escolas com o modelo Tempo Casa - Tempo Escola: Estudantes que possuírem 5 faltas consecutivas no tempo escola e/ou 5 faltas mensais serão acompanhados pelo NEPRE (Formulário/Diagnóstico da Busca Ativa). Não vai para o Sistema Apoia.

  3. Estudantes 100% remotos (Escola Polo): Estudantes que não apresentarem NENHUMA das atividades em TODAS as disciplinas (virtuais ou impressas) serão acompanhados pelo NEPRE (Formulário/Diagnóstico da Busca Ativa). Não vai para o Sistema Apoia. A Escola Polo informará a escola de origem e a escola de origem fará o acompanhamento. (Verificar também se o estudante está deixando de participar em alguma das disciplinas).


OBS.: O acompanhamento será feito com todos os estudantes envolvidos, independentemente da idade. O Envio para os órgãos competentes (conselho tutelar) será feito quando se esgotar todos os recursos da escola/família apenas para os estudantes com menos de 18 anos de idade.


O NEPRE na Escola Henrique Veras:

Na Escola Henrique Veras, o Coordenador é o Professor Rafael, de Filosofia, que está auxiliando a Equipe Gestora. Os casos podem ser encaminhados diretamente à Direção (Professor Bruno), Assistente Educacional (Professora Patrícia), Assistente Técnica Pedagógica (Professora Viviane) e ao Coordenador do NEPRE (Professor Rafael).

Contatos:

Escola: henriqueveras@sed.sc.gov.br

Coordenador - Prof. Rafael: 652155@profe.sed.sc.gov.br

https://www.escolahenriqueveras.com.br/contato


Nosso objetivo é buscar o apoio e a participação também dos(as) demais Professores(as), Estudantes, e toda a Comunidade Escolar. Estamos buscando representações dos(as) estudantes. Ajudem-nos!

Toda a Comunidade Escolar está representada. Caso precisar, procure o Professor Rafael e/ou os demais Profissionais da Escola (Direção, Administração e Pedagógico). Estamos disponíveis para fazer o melhor para todos.


Mais informações: https://www.escolahenriqueveras.com.br/a-escola/nepre


Aproveite que você está aqui e baixe o CADERNO DA FAMÍLIA:

https://drive.google.com/file/d/1ZiRFUsBN7hp7iCPI48whgh9dqdU_iHHM/view


Sintam-se acolhidos(as)!


O NEPRE Regional, da Grande Florianópolis:

Os coordenadores do NEPRE Regional são

Eládio José de Souza

Elizete Soares Geraldi

Contato: neprefpolis@sed.sc.gov.br


O NEPRE Estadual:

Contato: nepre@sed.sc.gov.br


Mais informações sobre o NEPRE no site da SED - Secretaria de Educação de SC:

https://www.sed.sc.gov.br/servicos/programas-e-projetos/6613-politica-de-educacao-prevencao-atencao-e-atendimento-as-violencias-na-escola


"Visando gerar discussões acerca do uso e abuso de substâncias psicoativas, educaçãosexual e as violências, na ótica da educação e prevenção, o NEPRE foi fundado entre as décadas de 1980 e 1990 sendo estruturado na Secretaria de Estado da Educação (NEPRE/SED), nas gerências (NEPRE/GEREDs) e nas Escolas da Rede Pública Estadual estando alinhado ao Plano Estadual de Educação, Proposta Curricular de Santa Catarina e as demais legislações vigentes.


Em 2011, institui-se enquanto Política Estadual de Educação, Prevenção, Atenção e Atendimento às violências na escola atuando de forma integrada e intersetorial em parceria com setores da saúde, justiça, segurança pública, assistência social, conselhos tutelares, ministério público e demais parceiros.


Nesse sentido, o NEPRE envolve-se em discussões sobre ISTs (infecções sexualmente transmissíveis), educação sexual, uso e abuso de substâncias psicoativas, Cultura da Paz, Alimentação Saudável, Práticas Corporais, Programa Saúde nas Escolas (PSE), Estudo do ECA na escola, Combate ao Bullying entre outras."


Mais informações: Entre em contato com a Escola.